O contrato de aluguel envolve muitos detalhes que precisam ter muita atenção. Desde comprovação de renda para pagar o aluguel, até as manutenções que o local precisa para continuar habitável.

No entanto, o locatário precisa apresentar para o dono do imóvel, uma garantia para ser utilizada em caso de inadimplência durante a vigência do contrato.

Sendo muito comum que a garantia entregue seja um valor caução ou a indicação de um fiador, que será a pessoa responsável por se comprometer com a dívida não paga pelo inquilino. Mas o que se tornou uma alternativa para ambas as questões é o Seguro Fiança.

O que é o Seguro Fiança?

O Seguro Fiança é uma garantia que pode ser contratada pelo locatário para entregar muito mais confiança ao dono do imóvel. Sendo assim, ele substitui as opções de caução ou fiador no momento da contratação do imóvel.

O período de contratação do seguro vai depender de cada contrato, podendo a sua vigência ser durante todo o período de locação. No entanto, é necessário fazer a renovação após um determinado período.

Como funciona esse seguro?

O valor que será pago pelo seguro fiança, vai depender das taxas que são oferecidas por cada operadora e pelas coberturas que você escolherá. Em geral, quem tomará as decisões sobre quais coberturas contratar é o proprietário do imóvel, que também irá apresentar as propostas para a imobiliária e aos inquilinos.

Em algumas seguradoras, é possível parcelar o valor total a ser pago pelo seguro, sendo essas parcelas feitas de acordo com os meses de duração do contrato de aluguel ou a cada 12 meses. 

Para fazer a utilização do seguro, o proprietário do local é quem deverá acionar a seguradora. Como por exemplo: caso o dono do imóvel identifique inadimplência no pagamento do aluguel. 

E caso seja constatada inadimplência, a seguradora irá indenizar o proprietário com o valor não pago e possivelmente as seguintes que também não sejam pagas pelo locatário. Se caso a situação não seja resolvida, é possível solicitar a ação de despejo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.